31 de ago. de 2009

O DOM DA PROFECIA


O que é Profecia?



A Profecia é um dos Dons Espirituais que são distribuídos pelo Espírito Santo de Deus para ser usado naquilo que for útil. São 9 dons segundo I aos Coríntios 12: 1 a 11: Palavra da Sabedoria, Palavra do Conhecimento, Fé, Cura, Operação de Milagres, Profecia, Discernimentos de Espíritos, Variedades de Línguas e Interpretações de Línguas.
Esses dons podem ser divididos em 3 grupos para facilitar o entendimento:


DONS


VOCAL - (Dizem alguma coisa)
-Profecia
-Variedade de Línguas
-Interpretação de Línguas
PODER (Fazem alguma coisa)
-Palavra da Sabedoria
-Palavra do Conhecimento
-Discernimentos de Espíritos
REVELAÇÃO (Revelam alguma coisa)
-Fé
-Operação de Milagres
-Curas

“O que profetiza fala aos homens
Edificando, Exortando e Consolando”
(I Co 14:3).


A Profecia está classificada como um Dom vocal. O Ministro é inspirado pelo Espírito Santo a dizer algo com o objetivo de edificar, exortar e consolar.

“...O que profetiza edifica a igreja” (I Co 14:4).

“... a profecia não é um sinal para os incrédulos, mas para os crentes.” (I Co 14:22).

Quem pode Profetizar?
Esse dom é oferecido a todos os cristãos que foram batizados, lavados e remidos no sangue de Jesus, que busca uma comunhão constante com Deus e aguarda ansiosamente a volta do nosso glorioso Senhor Jesus, ou seja, pode ser adquirido por todos os fiéis.

“Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, principalmente o de profetizar.”
( I Co 14: 1)

“Como desejais dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.”
(I Co 14:12)

Quem profetiza é um profeta?Todo profeta profetisa, mas nem todos que profetizam são profetas.

“Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne,
e os vossos filhos e filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos,
os vossos jovens terão visões.” (Joel 2: 28)

Qualquer um pode profetizar. O Espírito do Senhor foi derramado pela primeira vez em Pentecostes cumprindo a profecia do Profeta Joel.
Assim como os Levitas, Pastores, Evangelistas, Apóstolos, Doutores, o cargo de Profeta exige uma vida inteiramente consagrada ao altar de Deus, uma vida de renúncia e obediência. O profeta é um SERVO, ungido para trabalhar em favor da sua obra.
No entanto, se alguém está profetizando, mas o conteúdo de suas palavras não está em conformidade com a palavra de Deus, edificando, exortando ou consolando, pode não ser uma profecia inspirada pelo Espírito Santo. Pode ser invenção da mente humana, vaidade, enganos do coração, manipulação de demônios ou inúmeras outras fontes.
Muitos confundem profecia com predição pessoal. O uso da profecia não é um dom que liga e desliga na hora que queremos, ele é manifestado na hora que Deus quer. Não devemos buscar profecias, devemos buscar a Palavra de Deus que é Jesus Cristo. Ele nos deu o Espírito Santo como guia e conselheiro, portanto não é necessário esperar que pessoas nos digam o que fazer, que roupa vestir, com quem casar. Infelizmente são tantos os abusos que vemos cristãos, agindo como adivinhadores, paranormais, e ao invés de edificar, exortar e consolar torna-se pivô de muitas contendas, soberbas, fofocas, confusão, sofrimento e destruição de pessoas, famílias, ministérios e igrejas inteiras.
Cuidado com os falsos profetas. Isso envergonha os verdadeiros profetas, os que foram chamados e escolhidos por Deus para esse ministério. O profeta é um SERVO de Deus, ungido para trabalhar em favor da obra de Deus.

“Como conheceremos a palavra que não vem do Senhor?
Quando o tal profeta falar em nome do Senhor e o que disse não acontecer nem se realizar, essa palavra não procede do Senhor. Com soberba a falou o tal profeta. Não tenhais temor dele.” (Deuteronômio 18: 21 e 22)

Sou Profeta ou apenas Profetizo?Todos nós podemos pedir a Deus o dom de profetizar. A Profecia está presente nas igrejas, pode se manifestar durante o Louvor, na Dança, na Oração, no Sermão. Nosso Senhor Deus é livre, criativo e surpreendente. Ele conduz o culto do jeito que quiser e ainda lhe inspira para profetizar edificando, consolando e exortando.
Agora, se você é um profeta Deus vai lhe dizer. O Espírito Santo vai testificar com o seu Espírito sobre esta verdade. Mas, se você não receber essa confirmação, não se preocupe. Com certeza você é um membro do corpo de Cristo, fundamental para o bom desenvolvimento e desempenho da obra de Deus. Somos todos importantes, não existe maior e nem menor no Reino de Deus, existe apenas os que são e os que não são. Portanto, procure ser o melhor.

Ana Olívia