21 de jun. de 2010

AMIZADE VERDADEIRA, UM CORDÃO DE TRÊS DOBRAS

Olá amados


Mais uma vez retorno para falar sobre amizade. Nosso Senhor Deus tem insistido nesse assunto. Quanto mais o mundo se une na globalização, mais nos afastamos de quem está do nosso lado. É mais fácil e prazeroso navegarmos na Internet e conversar com pessoas do mundo inteiro do que conversar com os nossos pais, parentes, vizinhos e colegas. Nosso Senhor tem nos orientado para trilharmos o caminho do Amor Fraternal, aquele amor leal, solidário, desprendido de interesses e vaidades. Deus criou a amizade e Jesus teve muitos amigos, foi traído por eles, mas continuou amando-os incondicionalmente. Ele é o Nosso Grande Exemplo.




“Melhor é serem dois do que um, por que tem melhor paga do seu trabalho:”

“Se um cair o outro levanta o seu companheiro. Mas, ai do que estiver só, pois caindo, não haverá quem o levante.”

“Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão. Mas um só como se aquentará?”

“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. O cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”

(Eclesiastes 4:9 a 12)


Esse texto de Eclesiastes sempre me intrigou, pois se inicia dizendo que: Melhor é serem dois, e finaliza falando em: Cordão de Três Dobras. E um amigo mostrou-me a resposta no Antigo Testamento.


“Sucedeu que acabando de falar com Saul a alma de Jônatas se ligou com a de Davi, e Jônatas o amou como a sua própria alma.” (I Samuel 18:1)

“Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, pois juramos amizade um com o outro no nome do Senhor dizendo: O Senhor seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a sua.”.

(I Samuel 20: 42)


Esse texto é pouco divulgado, talvez seja devido à polêmica que foi criada idealizando homossexualidade entre Davi e Jônatas. Satanás tem procurado deturpar e corromper essa amizade linda e pura com a benção de Deus formando um elo, uma aliança perpétua, um cordão de três dobras difícil de romper.

Com uma amizade assim, compreendemos melhor os nossos amigos, mesmo a longa distancia física estamos unidos pelo amor de Deus, nosso Pai. Se tudo vai bem temos consciência disso e se algo vai mal, nosso coração aperta e nos manda a orar e a interceder pelo amigo mesmo sem sabermos o que está acontecendo.

Se nós tivéssemos muitas amizades como a de Davi e Jônatas, o texto de Eclesiastes seria uma realidade em nossas vidas e não haveria espaço para brigas, solidão, depressão e muitos males gerados por distúrbios de relacionamentos.

Ao mesmo tempo em que o mundo se une globalizado, milhares de pessoas se isolam em suas casas, sozinhas, vazias, com medo e desconfiadas de tudo e de todos. A iniqüidade tem se multiplicado, a falta de amor, compaixão e solidariedade conduzem a um cenário devastador. Um mundo assim será mais fácil ser controlado pelo Anti Cristo quando esse homem vier discursando falsamente sobre a paz e a unidade.

Mas, nós que somos de Cristo, aprendemos dEle que é manso e humilde de coração. (Mateus 11:29) e se guardarmos a palavra da Sua Perseverança, Ele também nos guardará da hora da tribulação que virá sobre todo o mundo.( Apocalipse 3:10). Então, devemos seguir a Paz com Todos AVANÇANDO na Santificação, tendo o cuidado de não deixar nenhuma raiz de amargura brotar e perturbar a si próprio e a coletividade. (Hebreus 12:14 e15).


“Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando e isto vos ordeno:

Amai-vos uns aos outros” ( João 15:14 e 17)

“ Em todo o tempo ama o amigo e na angustia nasce o irmão.” (Provérbios 17:17)

“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado que um irmão.” (Provébios 18:24).



"Toda a Honra e toda a Glória sejam dadas a Deus!"



Ana Olívia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a Mensagem.