9 de mar. de 2009

ZADOQUE



Desde que li I Crônicas 11 e 12 em 2003, um nome chamou-me a atenção. Conhecer mais sobre esse homem fiel e corajoso abençoou minha vida e espero o mesmo a todos vocês.

“Estes foram o chefes dos heróis que Davi tinha, que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor. ( I Cr 11: 10).”

Segue-se então uma lista de capitães e seus exércitos de homens magníficos, que v
oluntariamente se apresentaram a Davi, com o intuito de ajudá-lo a ocupar o seu trono. É impressionante a descrição do que eram capazes de fazer, mas isso é assunto para um outro estudo. Veja um pequeno resumo para começar a conhecer quem era Zadoque.

“ Dia a dia vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como o exército de Deus. (I Cr 12: 22).”

  • Rúben, Gade e da Meia tribo de Manasses 120000 homens.
    Zebulom ....................................................50000 homens.
    Aser...........................................................40000 homens.
    Naftali........................................................37000 homens.
    .....................................................................1000 chefes.
    Dã..............................................................28600 homens.
    Efraim........................................................20800 homens.
    Manassés....................................................18000 homens.
    Simeão..........................................................7100 homens.
    Judá..............................................................6800homens Levi..............................................................4600 homens.
    Joiada...........................................................3700 homens.
    Benjamim.....................................................3000 homens.
    Issacar...........................................................200 homens.
    Zadoque........................................................... 22 homens.
    (I Cr 12: 23 a 38)

    No meio de um exército numericamente forte, onde cada tribo se apresentou com o que tinha de melhor; “Zadoque sendo ainda jovem, homem valente, trouxe da casa de seu pai, 22 príncipes” ( I Cr 12: 28).
    Fiquei imaginando, no meio de tantos mil homens de cada tribo, 22 pessoas é totalmente inexpressivo. Chega a ser loucura! Será que alguém intentou fazê-lo desistir? Será que alguém disse que sua presença não faria a diferença? As tribos estavam se apresentanto com uma multidão de guerreiros fortes e renomados, o que ele faria lá com 22 príncipes pertencente a sua família. O que será que Davi pensou quando Zadoque se apresentou para guerrear em seu favor com um grupinho de pessoas. E as demais tribos? O que acharam daquele grupinho de homens acampando entre eles, esperando o momento certo para entrar em ação.
    Seja lá o que foi pensado e falado, Zadoque foi contado com os demais e Deus o abençoou e o fez crescer segundo a sua vontade.

    “Reinou Davi sobre todo o Israel, julgando e fazendo justiça a todo o seu povo. Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar eram sacerdotes. ( II Sm 8: 15 e 17).”

    “Chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas, Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe e lhes disse: Vós sois os chefes das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado. ( I Cr 15:11 e 12).”

    Davi, o ungido de Deus escolheu o guerreiro Zadoque para ser sacerdote. Ele tinha a honra de levar a Arca da Aliança do Senhor nos ombros. Isso não era tarefa para qualquer um, somente os escolhidos e consagrados podiam tocar a arca.

    “Davi deixou a Zadoque, o sacerdote, e aos sacerdotes, seus irmãos, diante do tabernáculo do Senhor, no alto que estavam em Gibeom, para oferecerem ao Senhor os holocaustos sobre o altar dos holocaustos continuamente pela manhã e a tarde,
    segundo tudo o que está escrito na lei que o Senhor tinha prescrito a Israel. ( I Cr 16: 39 e 40).”

    Houve um tempo no reinado de Davi que ele deixou-se levar pelo pecado. Um erro originou outros erros e sua honra foi manchada. Depois disso, uma série de maldições acometeram sua família. Mesmo pedindo perdão a Deus, voltando atrás, buscando consertar o que fez, perdeu o respeito da família e do povo.

    “ Veio um mensageiro a Davi e disse: O coração de todo o Israel segue Absalão. Então disse Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos e fujamos, porque não poderemos escapar diante de Absalão. Zadoque o sacerdote também estava com eles, e todos os levitas que estavam com ele levavam a arca da aliança de Deus. Disse o rei a Zadoque, o sacerdote: Não és tu vidente? Torna em paz para a cidade, e contigo também o teu filho Aimaás e Jônatas, filho de Abiatar. ( II Sm 15: 13, 14 e 25).”

    Zadoque, os seus filhos e todos os levitas que estavam com ele seguiram a Davi e obedeceram a todas as suas ordens. Isso mostra que Zadoque obedecia a Deus acima de tudo e não julgava os atos errados do rei. Se Davi foi ungido para ser rei sobre Israel, ele seria rei até uma segunda ordem divina. Em I Pedro 2:18, temos uma instrução bem clara a esse respeito: “ Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus.”

    Davi se arrependeu, recuperou o seu reino e escolheu o seu filho Salomão para sucessor. Não importa se Adonias era o mais velho, o mais bonito, o mais isso ou aquilo. Se Deus autorizou Davi a escolher o novo Rei, isso deveria ser respeitado por todos, pois só seria abençoado aquele a quem Davi apontasse.

    “Teve Adonias entendimento com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar, o sacerdote, que lhe deram apoio. Porém, Zadoque, o sacerdote, e Benaia, filho de Joiada, e Natã, o profeta, e Simei, e Reí, os valentes que Davi tinha, não eram por Adonias.” ( I Rs 1: 8)

    Zadoque tomou a decisão certa de ficar do lado do ungido de Deus. E aprendemos uma lição; que não devemos questionar, duvidar e desobedecer nenhuma autoridade, pois todas elas são constituídas por Deus ( Romanos 13:1).
    Não significa que devemos concordar com seus atos errados, devemos clamar a Deus que sabe de todas as coisas. Somente Ele que constituiu poderá destituir. Ficar fazendo complôs, andar de cochichos uns com os outros, falando mal da liderança, fazendo fofocas, buscando concordância com outras pessoas é um ato muito perigoso, pois Deus está no controle de tudo e está vendo que você não aceita e não obedece a sua liderança escolhida. Pior ainda se começar a pensar que tem a capacidade de fazer melhor ou desejar ocupar o cargo que o líder ocupa; a soberba é o primeiro grande passo para cair no abismo, de onde poderá nunca mais sair.

    “Zadoque, o sacerdote tomou do tabernáculo o vaso de azeite e ungiu a Salomão. Então tocaram a trombeta e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!” ( I Rs 1: 39).


Esse sacerdote começou seu ministério muito jovem, como guerreiro corajoso e ousado। Ganhou a confiança de Davi por pertencer a uma família de servos de Deus, devido a sua integridade, disciplinas, obediência e humildade. Acompanhou fielmente o reinado de Davi que durou 40 anos. Foi perseverante, enfrentou as adversidades e tomou as decisões certas. Como uma das recompensas, já em sua velhice, recebeu a primazia de ungir Salomão, o novo Rei de Israel, acompanhar a sua subida ao trono e ser promovido sacerdote no lugar do seu superior.

“Assim expulsou Salomão a Abiatar, para que não fosse sacerdote do Senhor. E a Zadoque, o sacerdote,
pôs em lugar de Abiatar.” ( I Rs 2: 27 e 35).



Se continuar lendo a história, verá que Adonias e Abiatar foram mortos por traição. Abiatar foi citado inúmeras vezes na Bíblia junto de Zadoque, mas não permaneceu firme nos mandamentos de Deus, e o salário do seu pecado foi a morte. No caso de Abiatar foi a morte física ao fio da espada, mas atualmente, vivemos a época da manifestação do Espirito Santo de Deus e a morte é espiritual; á a frieza, o desânimo, a apostasia e o distanciamento de Deus culminando na saída completa da sua presença.
Deus honra os que lhe honram e vale a pena ser fiel até o fim. Assim como o nome de Zadoque estava escrito na Bíblia, o meu nome, o seu nome deverá estar escrito no Livro da Vida.
Se hoje o seu grupo, o seu ministério é pequeno, não se preocupe. Clame a Deus, seja fiel, sirva com amor e sinceridade, que Deus virá e o engrandecerá no seu tempo.


“Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida

( Apocalipse 2:10)


Ana Olívia

8 comentários:

  1. maravilhosa palavra falou muito com o meu coração, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que Deus lhe abençoou com a história de Zadoque. Também aprendi muito com ele.

      Excluir
  2. Bom dia comecamos um grupo de doze pessoas para estudarmos a biblia e reunirmos nas casas do irmaos da igreja hj temos base na vida da familia de zadoque apos 01 ano e meio nossas reuniões. Gera cerca de 80 pessoas nosso grupo tem o nome filhos de zadoque onde nosso lema = familias abencoando familias...
    Deus abencoe a todos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! E bom conhecermos novas, eu estudo a bíblia mas está história não, eu gosto de pesquisar na internet, Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite paz do SENHOR, muito bom este estudo, que o SENHOR JESUS continue ajudando o irmão em mais estudos.Graça e paz a todos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amém meu amado Deus continue lhe abençoando Grandemente foi maravilhoso navegar na palavra e aprender e melhor ainda Deus te abençoe muitíssimo.

    ResponderExcluir

Comente sobre a Mensagem.